Editora Rubio e os cookies: a gente usa cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Loraine de Moura Ferraz
Andressa Gaudencio

Guia Prático Nutricional em Cirurgia Bariátrica

Introdução

Introdução
1 Obesidade e Cirurgia Bariátrica
2 Síndrome de Dumping
3 Dúvidas mais Frequentes dos Pacientes a Respeito da Cirurgia Bariátrica
4 Importância da Psicologia na Cirurgia Bariátrica
5 Como se Preparar para o Início da Alimentação no Pós-operatório
6 Fase 1: Dieta Líquida
7 Fase 2: Dieta Pastosa
8 Fase 3: Dieta Branda
Considerações Finais

Sinopse

As práticas clínica e nutricional nos desafiam constantemente com dúvidas e perguntas sobre como concretizar tudo o que é prescrito durante o acompanhamento nutricional daqueles que recorrem ao nutricionista para a perda de peso saudável. Com a submissão à cirurgia bariátrica não é diferente. O pós-operatório dessa cirurgia é um momento de inúmeras mudanças, quais sejam: a emocional, diante da realização de um sonho, deparando-se com a ansiedade da perda de peso rápida e contínua; a fisiológica, modificando o hábito de comer grandes refeições consistentes que se reduzem a pequenos volumes em curtos intervalos de tempo, com possíveis sensações de mal-estar, como a síndrome de dumping, entre outras; a familiar, quando o paciente necessita desse apoio nos cuidados do pós-operatório imediato e incentivo perante todas essas mudanças; a social, devendo saber como se comportar e se alimentar em festas e comemorações e a resistir a provocações feitas por colegas de trabalho ou em seu meio social, entre outras.
Diante disso, Guia Prático Nutricional em Cirurgia Bariátrica tem o objetivo de auxiliar o tratamento prescrito pelo profissional nutricionista ao paciente que realizou a cirurgia bariátrica. Dele constam exemplos de cardápios semanais para cada fase do pós-operatório, com receitas elaboradas por nutricionistas, considerando a variedade alimentar e os valores nutricionais. O livro ainda traz listas de compras semanais para realização de receitas e cardápio proposto e elucida outras possíveis dúvidas já apresentadas por pacientes acompanhados pelas organizadoras nos últimos 18 anos de experiência.
Realizar o planejamento dietoterápico com a coparticipação e a atuação do próprio paciente é a garantia não de que o mesmo realizará todo o tratamento traçado, mas sim, o compromisso de tentar acertar ao máximo

Ficha Técnica

Editora: RUBIO

Especialidade: Endocrinologia, Nutrição, Nutrição

ISBN: 9788584111183

Páginas: 0160

Ano: 2019

Edição: 1

Encadernação: Capa comum